Morar a margem de um curso d'água, ao redor da natureza, como soa essa frase?
Nada próximo ao que se vê na fotografia, eu imagino. Isso porque o meio em que aquelas casas estão localizadas possui um grande potencial, contudo não se nota muita preocupação em mantê-lo agradável, tão pouco despoluído. E, mesmo em uma região sem cuidados, há casas ao redor, familias em um ambiente favorável a contaminação de inúmeras doenças. Agora me pergunto, onde estão nossos representantes governamentais?
A fotografia não representa uma situação presente apenas na periferia de Pelotas, mas algo visto na maioria das cidades brasileiras. Um país com um potencial incrível, uma biodiversidade notória e antagônico a isso, casas mal-planejadas, em locais de risco ( do ponto de vista social e ambiental) estão presentes em grande número no nosso país.
Isso porque a classe econômica de grande poder aquisitivo possui influencia e, com o auxilio de bons arquitetos e ajuda política que regularmente a construção de casas em locais semelhantes, conseguem uma alta qualidade de vida, as quais você deve ter imaginado quando eu me referi a "morar a margem de um curso d'agua, ao redor da natureza", enquanto que, pessoas que vivem em casas como as representadas na imagem, não possuem auxilio algum, pelo contrário, são esquecidas por grande parte da sociedade e, com pouca, ou nenhuma educação, vivem e além disso, contribuem com a poluição local.
Por Jessica Helena Peixoto
0 comentários: