quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Laranjal de possibilidades



Situada a poucos minutos do centro de Pelotas, a Praia do Laranjal é um belíssimo lugar de lazer da cidade. Às margens da Lagoa dos Patos, o local apresenta uma grande concentração de veranistas pelotenses e de outros lugares, que desfrutam da bela paisagem e das diversas atividades oferecidas.
         Embora a praia apresente uma boa infraestrutura, que possibilita o turismo – com pavimentação, calçadas longas, arborização, trapiche, bancos e banheiros públicos... - em áreas mais afastadas do centro principal moradores enfrentam grandes problemas em relação às suas moradias. É inegável o esquecimento e a oclusão de áreas como a Colônia de Pescadores, que não apresentam sequer a infraestrutura básica de água e energia - muito necessária ao sustento dos moradores esquecidos nos períodos de pouca movimentação do ano.
         Um outro aspecto essencial a ser abordado pelo arquiteto e urbanista é a questão do planejamento ambiental. A muito discutida despoluição das águas é, de fato, uma iniciativa ótima aos veranistas locais e também a um grande sistema de desenvolvimento que deverá surgir em decorrência do fato. Outras questões relacionadas, como um bom sistema de escoamento de águas e de esgoto poderão garantir a tão necessária e imediata preservação do encantador e promissor Laranjal.
  

                                                                  Por Roberta Casarin.
                                                                  THAU II

0 comentários:

Blogger Template by Clairvo