segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A teoria por trás do desenvolvimento urbano de Curitiba

             
                                                              Daniela Prato Pinto

        O PPU (Plano Preliminar de Urbanismo) foi um plano baseado em um estudo do arquiteto Jorge Wilhey em parceria com a empresa Serete cujo objetivo era uma total reordenação da cidade capaz de modernizar e prepará-la para o desenvolvimento econômico. Este plano foi instituído em 1965 e foi a matriz do Plano Diretor de Curitiba.
        Planejar, aos olhos dos técnicos do PPU, significava diagnosticar as necessidades e disfunções da cidade e de sua população a partir de uma razão que buscava a  construção de um espaço útil para o que eles definiam como ‘’homem universal’’. Tal empreendimento requisitou pensar a cidade de uma maneira muito mais orgânica e sua população como operadora do corpo urbano.O principal objetivo do PPU era dotar a cidade dos atributos técnicos e espaciais necessários ao progresso econômico. Para isso, o olhar orgânico serviu para observar o quadro de Curitiba de uma forma efêmera, apontando as dificuldades como recentes e momentâneas, ao contrario do permanente, que representariam o potencial da cidade.
       É importante observar que o perfil populacional estabelecido pelos idealizadores do PPU era o ‘’saudável’’ como era colocado por eles, os imigrantes europeus vindos do sul. Esse resultado foi obtido através da leitura de dados estatísticos que listavam estes como principal formador e habitante de Curitiba, e mesmo negligenciando o conhecimento de imigrantes nacionais, o plano foi considerado adequado, pois os imigrantes sulistas representavam um progresso linear e homogêneo, o que condiz com o próprio desenho urbano proposto pelos técnicos do PPU que estabeleceram eixos lineares de crescimento, além de limites de densidade urbana comparáveis ao comportamento da etnia declarada como constituinte da cidade.

Eixos longitudinais de crescimento de Curitiba.


Mais informações sobre o PPU se encontram na fonte de pesquisa:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0104-44782001000100008&script=sci_arttext





0 comentários:

Blogger Template by Clairvo