sábado, 12 de dezembro de 2009
"Em Pelotas uma das tentativas de melhor a qualidade de vida foi a criação do Guabiroba, que acabou se tornando um amontoado de gente. O entulhamento de pessoas em construções causa problemas: sanitários, de convivência, de difícil gerenciamento e em desacordo com os direitos humanos. A proximidade das construções torna muito tênue a linha entre o local público e privado. Sendo que muitas vezes, nem os próprios moradores são capazes de fazer essa distinção. " (Beatriz Gioielli)
"A cidade sempre é um complexo palco de conflitos e interesses." (Geraldo Nogueira) http://blog.clickgratis.com.br/geraldonogueira/89860/EXPANSES+E+ADENSAMENTOS+URBANOS.html
É considerada um símbolo do modelo de arquitetura histórica característico na cidade. No ano de 2007 a praça foi inteiramente revitalizada, juntamente com outros prédios históricos de Pelotas." (Andres Corrêa)
domingo, 6 de dezembro de 2009
Na cidade contemporânea, um dos maiores recursos para a sua reavaliação reside nos lugares degradados, “obsoletos“, ou marginais, que encontramos disseminados desde o tecido urbano consolidado às periferias. Formam uma verdadeira rede de hipóteses, que, quando avaliadas em conjunto, podem produzir um profundo impulso reformador da cidade. “Vazios Urbanos“, “Brownfields“, “Terrain Vague“ ou “Espaços Banais“, são designações comuns para estes lugares que deveriam estar presentes de forma consciente e concertada, nos planos estratégicos das cidades. O arquitecto espanhol Ignasi de Solà-Morales, definiu com clareza estes territórios : “Uma área sem limites claros, sem uso atual, vaga, de difícil compreensão na percepção colectiva dos cidadãos, constituindo normalmente um rompimento no tecido urbano. Mas é também uma área disponível, cheia de expectativas, de forte memória urbana, com potencial original: o espaço do possível, do futuro”. (Débora Wille)
''A rua Dr. Miguel Barcelos que nos leva até a Praça José Bonifacio, onde fica a Catedral São Francisco de Paula. Foi um local onde primeiramente foi construido uma simples capela de alvenaria e telhas de barro. Após ter sido destruida por forças da natureza, o então Imperador Dom Pedro II começa a reconstruir começando pela praça, chamada na época por Praça da Regeneração. Após isso, a catedral começou a ter as ''curvas'' que vemos hoje, porém so foi ficar pronta mesmo por volta de 1947. Essa região foi muito improtante para a criação da cidade de Pelotas, já que praticamente tudo começou ao seu redor.'' (Fabiano Rodrigues)
É contrastante a visão das flores em meio a tanta sujeira. Nosso olhar vê isso como um incentivo a mudar, já que é fundamental a nossa participação no que acontece em nossa cidade, temos que estar cientes do que está acontecendo, e mesmo que muitas vezes isso não leve a nada, temos que protestar, mostrar que estamos de olho no que acontece e que estamos propostos a fazer algo para melhorar. (Pamela Quintana Xavier)
É que tem certas coisas que não tem valor material e sim afetivo!
Veja como o homem tenta consertar o carro a todo custo! Isso é zelo, afeto pelo que se tem. E se você for perceber, não são todos que tem apreço ao passado, a sua memória... Essa memória fica esquecida e abandonada como um casarão velho, cheio de teia de aranha e mofo.
Ah se meu fusca falasse... Tantas histórias para contar!” (Marcela Valencia)
“Poluição no São Gonçalo faz parte da rotina de moradores:
Dezenas de famílias que moram às margens do São Gonçalo próximo à zona do Porto, convivem diariamente com a poluição do canal. O titular da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSU), Mílton Martins, disse que o problema está junto à Casa de Bombas Leste, localizada um pouco antes da Estação de Tratamento de Esgotos, e somente será resolvido quando 100% do esgoto da cidade for tratado antes de chegar ao canal São Gonçalo. O secretário explicou que a causa de tanta espuma é a chegada das águas servidas, aquelas que ainda não foram tratadas, de diversas partes de Pelotas.” (Fonte: http://srv-net.diariopopular.com.br/01_08_03/jh310701.html )
“A maior parte da população, no entanto, tem de usufruir do lazer local: cinema, praças e até mesmo somente a rua, para aquelas pessoas de baixíssimo poder aquisitivo.”(Eliseu Savério Sposito)
"Nao é a linha reta, dura e inflexível, feita pelo homem, que me atrai. O que me chama a atenção é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu país, nas margens dos seus rios, nas nuvens do céu e nas ondas do mar. O universo está cheio de curvas, um universo de Einstein." (Oscar Niemayer)
terça-feira, 24 de novembro de 2009
terça-feira, 13 de outubro de 2009
"A praça Cel Pedro Osório obteve grande destaque a partir do momento em que os influentes charqueadores, no século XIX, desenvolveram interesse em ocupar as terras da região central do que hoje é Pelotas. Ao redor da praça estão localizados o Theatro Sete de Abril, o Grande Hotel, a Prefeitura Municipal de Pelotas, os casarões e outros prédios históricos. Também se encontra próximo ao local o Mercado Público de Pelotas." (Amanda Neves Salagnac)
O Grande Hotel, localizado na Praça Coronel Pedro Osório é uma construção imponente que data de 1928 .Seu projeto foi escolhido através de um concurso que reuniu 3 propostas : a de Theóphilo Borges de Barros, a da construtora Azevedo Moura & Gertum e a da Companhia Construtora de Santos. O vencedor foi Theóphilo de Barros . Suas fachadas frontais possuem uma preocupação formal com o ecletismo históricoO prédio possui 76 quartos, 6 apartamentos tipo suíte, salão de chá e um grande vestíbulo coberto por clarabóia de vidros coloridos ( importada da França ).Muitos personagens ilustres nele se hospedaram e por muitos anos foi o principal hotel da cidade e da região. Era considerado o salão de festas da cidade. Lá costumavam ser oferecidos banquetes homenageando grandes personalidades nacionais, bailes de carnaval. Um jantar no restaurante do Grande Hotel era classificado como o que havia de mais elegante.Devido à elegância em seu estilo o Grande Hotel mereceu a seguinte observação do escritor e historiador Berilo Neves, que escreveu "Pompas e Cochilhas": O Grande Hotel de Pelotas é um dos poucos "grandes hotéis", do mundo que justificam seu nome.
(Patrícia Dias)
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Taí minha gente, essa é a nova cara da TEORIA II !!
Não estão todos presentes, mas a maioria está, e vão ser eles os principais colaboradores do nosso blog durante este semestre!!
Convido a todos que acompanhem as nossas atualizações, elas são um bom espelho de como está o desenvolver da disciplina, o caminhar dos assuntos! E o melhor de tudo, o mais interessante é conhecer um pouco do olhar de cada aluno. Cada um deles vai mandar materiais, na grande maioria -de sua própia autoria. Fotos,vídeos e escritas.. com o seu sentir.. o seu ver.. a sua experiência de cada vivência proposta pelo Prof. Polidori.
Sejam bem-vindos: turma,amigos e todos aqueles que venham a nos visitar!!
Comentem, participem, o blog é mais uma ferramenta para nos expressar... USEM E ABUSEM!
Até mais!!
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
Um pouco do que vivenciamos dentro de THAU II, pela aluna Yasmim Vellar Gomes
Postado por THAUII às 14:42segunda-feira, 3 de agosto de 2009
quinta-feira, 23 de julho de 2009
sexta-feira, 10 de julho de 2009
quinta-feira, 25 de junho de 2009
Foi proposto por nosso professor de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo II, Maurício Couto Polidori, a montagem de Discos como forma de apresentação para o nosso tema em discução.
A prática aconteceu da seguinte maneira: a turma dividiu-se em 5 grupos, cada um deles responsável por um conceito de Urbanismo, estudamo-os e então, expomos o nosso aprendizado em Discos.
Os conceitos foram os seguintes:
O que é Urbanismo?
O que é Desenho Urbano?
O que é Planejamento Urbano?
O que é Planejamento Ambiental?
O que é Gestão Urbana?
Os Discos estão expostos no saguão da nossa faculdade, a FAUrb - UFPel.Eles possuem uma dinâmica muito interessante, por dentro colamos fotos que nos dão a visão 360º de um lugar, 4 deles são aqui mesmo em Pelotas, o outro é de uma das avenidas mais movimentadas de Porto Alegre. Alguns que mostram Pelotas são: o Canal de São Francisco, vulgo "Quadrado" e outro a Praça Coronel Pedro Osório.
A exposição acontece do dia 18/6 até 02/7. No horário de funcionamento da FAUrb.
0 comentários: