quinta-feira, 28 de outubro de 2010

..as periferias

É impossível esperar que uma sociedade como a nossa, radicalmente desigual e autoritária, baseada em relações de privilégio e arbitrariedade, possa produzir cidades que não tenham essas características”. (MARICATO, 2001, p. 51)





A segregação é um processo em que diferentes classes  sociais tendem a se concentrar cada vez mais em diferentes regiões das cidades ou conjuntos de bairros da metrópole. a cidade deve ser estudada e deve dar a todos os seus habitantes as mesmas condições de moradia. deve ter as mesmas estruturas sanitarias, locomotivas. deve interligar-se de modo eficiente.
  Esssa segregação tende a enfraquecer as relações sociais, o contato com o diferente e a tolerância. Crianças criadas em condomínios fechados não têm praticamente nenhum contato com as áreas mais pobres da cidade. Que tipo de visão ela terá sobre as desigualdades sociais no futuro? Como ela vai encarar essa desigualdade, e ao que ela dará a culpa disso? Será que ela terá o vontade de contribuir para diminuir essas diferenças, e como poderá fazer isso?
  

Referência: 

Renato Saboya


por Jéssica Böhmer.
FAUrb
Universidade Federal de Pelotas

0 comentários:

Blogger Template by Clairvo